Sílaba Kalachakra

Sílaba Kalachakra

A Natureza-Buddha

"O Tathagatagarbha em todos os seres é eterno e imutável. Mas está coberto pelas obstruções mentais dos seres sencientes." – Tathagatagarbha Sutra

Um dos ensinamentos enfatizados pela tradição Jonang-Zhalu é o de que todos os seres são dotados da semente da iluminação, o Tathagatagarbha, ou a Natureza-Buddha, indestrutível e perene. Todos os seres são Buddhas em potencial (muito embora seja necessário um nascimento humano para realizar tal potencial e alcançar o Budado), pois esta Natureza-Buddha é a própria essência de tudo.

A Doutrina Tathagatagarbha se vincula aos sutras Tathagatagarbha (séc. III), que discorrem sobre a Natureza-Buddha. O grupo de sutras denominado de Tathagatagarbha incluem o Tathagatagarbha Sutra, Angulimaliya Sutra, Srimaladevi Sutra e o Mahayana Mahaparinirvana Sutra.

Tal doutrina expõe que a Natureza-Buddha, embora latente em todos os seres, está encoberta pelas obstruções mentais (avaranas), que impedem a semente de florescer.

 Entretanto, apenas reconhecer a existência de tal essência, que não é o eu individual, nem a mente, não produz por si só a iluminação.  A iluminação não é súbita.

O caminho para a iluminação na tradição Jonang-Zhalu, seguindo a filosofia Tathagatagarbha, é uma senda graduada, que inclui intensa disciplina, estudo e prática das virtudes (paramitas), a renúncia, a compreensão plena de que o eu e os fenômenos são vazios de existência inerente (perspectiva Shunyata), a geração da compaixão e da mente altruísta (bodhiccita), o reconhecimento do Vazio de Outro e a busca pelo despertar da Natureza-Buddha.

Trata-se de um caminho longo de dedicação espiritual, que requer discernimento e leva muitas vidas, assim como exposto nas demais tradições idôneas do Dharma.

Texto escrito por Bruno Carlucci, 2016.