"O Tathagatagarbha em todos os seres é eterno e imutável. Mas está
coberto pelas obstruções mentais dos seres sencientes." – Tathagatagarbha Sutra
Um dos ensinamentos enfatizados pela tradição Jonang-Zhalu é o de que
todos os seres são dotados da semente da iluminação, o Tathagatagarbha, ou a
Natureza-Buddha, indestrutível e perene. Todos os seres são Buddhas em
potencial (muito embora seja necessário um nascimento humano para realizar tal
potencial e alcançar o Budado), pois esta Natureza-Buddha é a própria essência
de tudo.
A Doutrina Tathagatagarbha se vincula aos sutras Tathagatagarbha (séc.
III), que discorrem sobre a Natureza-Buddha. O grupo de sutras denominado de
Tathagatagarbha incluem o Tathagatagarbha Sutra, Angulimaliya Sutra,
Srimaladevi Sutra e o Mahayana Mahaparinirvana Sutra.
Tal doutrina expõe que a Natureza-Buddha, embora latente em todos os
seres, está encoberta pelas obstruções mentais (avaranas), que impedem a
semente de florescer.
Entretanto, apenas reconhecer a existência de tal essência, que
não é o eu individual, nem a mente, não produz por si só a iluminação. A
iluminação não é súbita.
O caminho para a iluminação na tradição Jonang-Zhalu, seguindo a
filosofia Tathagatagarbha, é uma senda graduada, que inclui intensa disciplina,
estudo e prática das virtudes (paramitas), a renúncia, a compreensão plena de
que o eu e os fenômenos são vazios de existência inerente (perspectiva
Shunyata), a geração da compaixão e da mente altruísta (bodhiccita), o
reconhecimento do Vazio de Outro e a busca pelo despertar da Natureza-Buddha.
Texto escrito por Bruno Carlucci, 2016.