O Sistema Kalachakra
A tradição Jonang-Zhalu deu importante ênfase ao tantra
Kalachakra, um sistema altamente complexo e avançado que sintetiza o budismo
vajrayana, a filosofia mahayana e outras escolas indianas não budistas,
elementos de cosmologia, cosmogonia, a gênese do cosmos externo (macrocosmo) e
o funcionamento do “cosmos interno” (microcosmo).
Mandala Kalachakra |
O termo Kalachakra significa Roda do Tempo (ou Círculo do
Tempo) e tem como conceito básico a ideia de identidade do macrocosmo com o
microcosmo, sendo que o texto Kalachakra raiz (de Suchandra) e o texto
sintético (Laghu) de Manju Yashas tem 5 divisões: (1) Cosmologia (Kalachakra
externo); (2) a relação corpo-mente (Kalachakra interno); 3) Ritos/Iniciações;
4) Práticas; 5) Textos de sabedoria (Jnana).
O Dharma Raja Suchandra, o Regente de Shambala, teria recebido
os ensinamentos diretamente de Buddha Shakyamuni e elaborou o texto raiz.
Posteriormente, Manju Yashas teria elaborado o Laghu Kalachakra, uma versão
abreviada do texto raiz, no séc. I a.c., e Kalki Pundarika, é o autor do
Vimalaprabha (a “Luz Imaculada”), um comentário ao Laghu.
O Kalachakra se manteve um sistema tântrico reservado no
Dharma idôneo da Índia, chegando ao Tibete no período das novas traduções (período
sarma), com o surgimento do núcleo Kadampa original no séc. XI, dando
origem às linhagens Dro e Ra, sendo esta última enfatizada na escola
Sakya.
As escolas Jonang e Zhalu, já no séc. XIV, realizaram um
esforço de retradução e comentários dos textos Kalachakra, incluindo as
linhagens Dro e Ra, apresentando o Kalachakra como um sistema ligado ao que
Dolpopa Sherab Gyaltsen chama de Kritayuga Dharma (ou o Dharma da Era de Ouro), assim como os
demais ensinamentos da tradição Jonang-Zhalu, estando em consonância com a
visão Shentong. O termo AdiBuddha (Buddha Primordial), presente no Kalachakra,
seria um outro sinônimo para Dharmata ou Realidade Última indestrutível.
Importantes nomes ao longo da história dessa tradição, como
Dolpopa Sherab Gyaltsen, Lotsawa Mati Panchen, Lotsawa Lodro Pal, Choskle
Namgyal, Buston Rinpoche, Bodong Namgyal, Taranatha, dentre outros, se
dedicaram a esses importantes ensinamentos.
Mesmo após o fechamento do núcleo Jonang no século XVII, o
sistema Kalachakra continuava a ser praticado reservadamente por um discípulo
de Taranatha e pela linhagem Gelugpa dos Panchen Lamas.
Sobre o Vajrayana
Cabe ressaltar que, como em qualquer tradição idônea do
Dharma, os ensinamentos e práticas avançadas, vinculados ao tantra ou ao chamado Vajrayana (Veículo Adamantino - o veículo do tantra),
eram reservados a praticantes avançados e com uma base e conduta ética conforme
os ensinamentos estabelecidos no Mahayana, sendo necessário tomar votos
Mahayana e, posteriormente, votos Vajrayana.
O termo Tantra, em sânscrito, pode significar “tratado” ou
“exposição”, também pode ser entendido como um continuum de práticas
meditativas. É um caminho esotérico com meditações e visualizações profundas
para praticantes avançados, não devendo ser banalizados, uma vez que tais
visualizações e exercícios respiratórios ativam os canais e chakras do corpo,
podendo ser danosos à mente de um praticante sem base adequada e aumentar as suas perturbações mentais.
O uso de imagens de relações sexuais entre deidades
masculinas e femininas tem caráter simbólico e representa a união das
polaridades dentro de nós. Tais imagens não devem ser tomadas ao pé da letra, nem como um
manual de práticas sexuais, como fazem falsos gurus, abusadores e escolas mal
intencionadas, nem se deve utilizar de práticas ou relações sexuais (ou "magia sexual") na prática tântrica.
Buston Rinchen Drub (1290-1364) |
Texto escrito por Bruno Carlucci, 2016.
Referências sobre os estudos de Buston:
Roerich, George N. and Gendün Chöphel, translator (1988). The Blue Annals by Gö Lotsawa. Motilal Banarsidass, Delhi, 1976, Reprint in 1979. [reprint of Calcutta, Royal Asiatic Society of Bengal, 1949, in two volumes].
Butön's History of Buddhism in India and Its Spread to Tibet: A Treasury of Priceless Scripture. Tsadra Foundation.