Dolpopa Sherab Gyaltsen |
Os sutras Thatagatagarbha são do século III e a escola Yogacara e o tratado Uttaratantra são do século IV. O tantra Kalachakra é uma tradição do colégio interno do Dharma que chegou ao Tibete pela escola Kadampa e depois no núcleo original da escola Sakya, cuja transmissão através de Sakya Pandit e Phagspa Lodro chegou até o guru de Dolpopa. Esta é a base central para o budismo ‘shentong’ que apresenta o tema da ‘natureza-buddha’ e o ‘Vazio de Outro’ como o ensinamento fundamental jonang.
Dolpopa também foi instruído no Abhisamayalankara (de Maitreya) que aborda bodhicitta (a compaixão superior) e as seis paramitas (virtudes), no tratado “Guia para o Modo de Vida dos Bodhisattvas” de Shantideva e nos textos da tradição Lojong (com a questão de bodhicitta e as paramitas).
Ele escreveu comentários aos sutras Tathagatagarbha, aos tratados da escola Yogacara (e em especial ao Uttaratantra), ao Kalachakra Tantra, a Shantideva e aos textos Lojong.
Shantideva - autor do Guia do Estilo de Vida do Bodhisattva, um dos mais importantes textos do Budismo Mahayana. |
No seu “Comentário geral ao Dharma”, Dolpopa disse:
O tantra último é o Kalachakra.
O sistema filosófico último é Shentong.
A conduta última é mahakaruna [a grande compaixão].
A senda última é Sadangayoga [as 6 Yogas Kalachakra].
O mahayana último é o veículo da Natureza-Buddha.
Nessa passagem fica bem clara a importância que ele dá ao tema de bodhicitta ou mahakaruna (destacado pelo Abhisamayalankra, Shantideva e obras sobre Lojong), ao tantra Kalachakra e a filosofia Shentong. Seu ensinamento sobre a filosofia Shentong foi estabelecido especialmente em três obras: Montanha do Dharma, O Quarto Concílio e Auto-comentário ao Quarto Concílio. Estes dois últimos textos foram escritos entre 1352-1355, quando lama Dampa, que era o líder da escola Sakya, foi para Jonang receber instruções de Dolpopa.
No ‘Quarto Concílio’ ele realça que é necessário distinguir o ‘vazio de natureza própria’ (Sunya) e o ‘vazio de Outro’. A partir dos sutras Tathagatagarbha e do Uttaratantra estabelece que ‘ Natureza-Buddha’ (o eterno Dharmakaya presente em todos os seres) é uma realidade existente além do ‘vazio’ (Sunya).
A Natureza-Buddha é Dharmata, a verdadeira natureza da realidade, permanente e estável. Mas isto não é a equivocada visão kagyu-nyingma sobre o tema, que toma a visão cittamatra (que tudo é apenas mente) como sendo a genuína filosofia Yogacara apresentada por Asanga – Vasubandhu – Sthiramati e tão importante para Dolpopa consolidar seu ensinamento sobre Shentong.
Texto de Alberto Brum, 2016.